Caros Amigos repudia prisões de manifestantes em SP

Política
Typography

Ação repressiva se insere no contexto de criminalização dos movimentos sociais

Da Redação

 

A Caros Amigos repudia as prisões de manifestantes que lutam pela redução da tarifa do transporte público que vêm ocorrendo em São Paulo (SP). É legítimo o direito de manifestação e o espaço público o local da diversidade de expressões. As prisões, propositadamente enquadradas em crime inafiançável de formação de quadrilha, se inserem em um contexto reacionário e retrógrado de repressão e criminalização dos movimentos sociais.

PUBLICIDADE

Reivindicar um direito, o direito a transporte público decente e acessível a todos que dele depende, é o mínimo que cidadãos conscientes de seu papel na sociedade devem fazer. A participação de jovens na luta por direitos é ainda mais louvável em uma sociedade mercadológica que fomenta a alienação e o consumo irresponsável - eles são o futuro do País, os quadros que em breve tomarão decisões e continuarão o projeto de uma Nação que desejamos democrática e justa socialmente.

Legitimidade

O movimento de jovens e seus apoiadores tem, de fato, obtido conquistas para todos, estudantes, trabalhadores, usuários de transporte, em várias cidades - a mais recente foi em Porto Alegre (RS), onde o aumento da passagem foi cancelado. As conquistas fazem do movimento não um 'bando de vândalos', como os pinta a grande mídia, mas legítimo e mesmo necessário, pois o transporte público está nas mãos dos que visam obter lucro, aumentando valores e reduzindo gastos, seja em manutenção ou novos investimentos.

A Caros Amigos se une a todos os movimentos sociais e cidadãos que exigem a liberdade imediata dos manifestantes que estão presos.

Artigos Relacionados

Confronto entre professores e policiais deixa ao menos seis mortos e 94 feridos no México Confronto entre professores e policiais deixa ao menos seis mortos e 94 feridos no México
MÉXICO Forças de segurança agiram para desbloquear estrada, bloqueada por manifestantes no sul do...
Mulheres protestam contra Cunha e ocupam Mesa da Câmara Mulheres protestam contra Cunha e ocupam Mesa da Câmara
PASSO ATRÁS Deputadas afirmam que criação da comissão, como está no texto, representa...
Levante Popular da Juventude protesta em frente à casa de Bolsonaro Levante Popular da Juventude protesta em frente à casa de Bolsonaro
REAÇÃO Protesto foi feito em frente ao condomínio onde mora deputado federal, na Barra da Tijuca...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade