MARATONANDO COM O MST

  1. LORENI, uma camponesa em luta pela terra

    Hoje não vou escrever muito. Quase nada, apenas o suficiente para apresentar um vídeo, edição de entrevista filmada com a camponesa Loreni Trindade, do Paraná. Para assistir ao vídeo, CLIQUE AQUI.
  2. Criançada corre alegre no acampamento Dom Tomás Balduíno, que sofre com o massacre de trabalhadores e a perseguição policial

    Ai, quase morri! Eu nem fiquei cansado, tio! Água, água, água! Ai, não consigo respirar… Eu não parei! Quase caí! Vamo de novo, tio?! Maritacas, canários, pombinhas, sabiás, os trinados das crianças enchiam de risadas, som e alegria o pátio de chão batido, terra vermelha, da escola itinerante Wagner Lopes, quase na entrada do acampamento …
  3. Corrida em Maricá celebra saúde, prazer e utopia

    “Primeiramente, fora Temer!” A palavra de ordem ecoou em todas as reuniões, assembleias, rodas de samba e de debate, apresentações musicais e de teatro, palestras e feiras durante o 1º Festival Internacional da Utopia, superencontro cultural de movimentos populares realizado em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O mesmo grito de revolta e …
  4. Uma corrida com a turma da Crescendo na Prática

    “Era um, era dois, era cem…”, cantava o poeta. E o que eu via parecia o mesmo: chegavam em cinco, em dez, em vinte, em trinta. De repente, o espaço todo do refeitório, um exército de mesões, bancos e cadeiras, estava tomado por uma criançada barulhenta, movimentada, agitada, brincalhona, satisfeita. Conversavam entre si, numa fala …
  5. Apesar do preconceito, sem terra lutam por curso de direito no Pará

    Uma das coisas que mais me impressionaram, ao longo de minhas corridas, caminhadas e conversas neste Maratonando com o MST, foi descobrir o quanto a academia, a universidade, a casa do saber ainda é preconceituosa contra os filhos do povo, da classe trabalhadora. É surpreendente e revoltante, pois a academia deveria ser um centro de …
  6. Cabra marcado para morrer

    Tinha por nome audiência, mas de fato foi um Conselho de Guerra. O governador do Pará, Almir Gabriel, ao lado de seus secretários da Segurança, Paulo Sette Câmara, e do Interior e Justiça, Aldir Viana, receberam fazendeiros do sudeste do Estado. Os latifundiários foram convocados para a reunião pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Curionópolis, …
  7. “A impunidade gera a violência”, denuncia líder dos mutilados no Massacre de Eldorado dos Carajás

    A sigla, em si, já é enorme: Asvimecap. Por completo, significa Associação dos Sobreviventes, Viúvas, Dependentes, Familiares e Afins de Trabalhadores Rurais Mortos no Massacre de Eldorado dos Carajás e em Conflitos Agrários no estado do Pará. Na real, o povo chama de associação dos mutilados. O presidente é Josimar Pereira de Freitas, 52, natural …
  8. Corrida movimenta escola Oziel Alves Pereira

    Dona Sebastiana quebrava coco. Não tinha nem trinta anos, mas o cansaço lhe envelhecia. Aos 25, ficara viúva, sozinha no mundo em Paulo Ramos, cidadezinha no interior do Maranhão Tinha dez filhos para criar e esperava mais um. Não deu nem um para vizinho ou parente cuidar. “Quebrava coco, juntava o coco. Meus irmãos e …
  9. Marcha de jovens visita cemitério onde estão enterradas vítimas do Massacre de Eldorados dos Carajás

      “Eu sô viado!, sô sapatão!, eu tô aqui prá fazer revolução!”. Cantada em altos brados, embalada por animado batuque, a palavra de ordem ganhava ritmo de Carnaval progressista nas vozes e requebros de militantes do setor LGBT sem terra e surpreendia quem imaginava a militância camponesa como um grupo sisudo, conservador, pouco afeito a …
  10. “Oziel está presente porque a gente até sente pulsar o seu coração”

    Já era noite, chovia, quando conheci Maria Zelzuita, com “z”, tendo por nome completo Maria Zelzuita Oliveira de Araújo, cozinheira por formação, camponesa por precisão, para dar estudo aos filhos. O mais velho tem todas as letras, a do meio vai fazer vestibular para direito, a caçula está na escola. Sob a tenda improvisada, lona …
×

×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend