União Europeia remove definitivamente FARC de lista de organizações terroristas

Internacional
Typography

UE retirou definitivamente as FARC da lista de organizações terroristas

Por Opera Mundi

A União Europeia decidiu nesta segunda-feira (13) remover, em definitivo, as FARC (antiga Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e, hoje, Força Alternativa Revolucionária do Comum) da sua lista de organizações terroristas. Em setembro do ano passado, a UE já havia retirado temporariamente o grupo da relação.

Segundo a Agência Efe, a decisão de eliminar em definitivo as FARC da lista já havia sido tomada pelos membros do bloco e foi somente na reunião desta segunda em Bruxelas. O grupo havia sido incluído na relação em setembro de 2001.

PUBLICIDADE

No sábado (11), o eurodeputado espanhol Ramón Jáuregui, em entrevista à rádio colombiana Caracol, disse que a comunidade europeia via com satisfação o processo de paz no país. “Há uma disposição para que a implementação deste processo avance”, afirmou.

Por sua vez, o Alto Comissário pela Paz na Colômbia, Rodrigo Rivera, descreveu o anúncio da retirada definitiva como “uma notícia positiva que corresponde à verificação in loco que a comunidade internacional tem feito”.

A suspensão permite a retirada das sanções ligadas à presença na lista. Entre elas, estão o congelamento de recursos e a proibição da disponibilização de fundos ao grupo.

Artigos Relacionados

Empresários britânicos pedem período de transição para se ajustarem ao Brexit Empresários britânicos pedem período de transição para se ajustarem ao Brexit
EUROPA Período de transição seria dado para possibilitar ajustes às novas mudanças do...
Vitória de Bashar al-Assad e Putin em Aleppo pôs o Ocidente em surto de pânico Vitória de Bashar al-Assad e Putin em Aleppo pôs o Ocidente em surto de pânico
GEOPOLITICA Até o final de novembro, União Europeia e Washington só fizeram tentar convencer...
Os bilionários compraram o Brexit - e controlam nosso sistema político venal Os bilionários compraram o Brexit - e controlam nosso sistema político venal
INTERNACIONAL Podem nos dizer que doadores não influenciam a política, mas em qualquer outro...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend