MP vai à Justiça para obrigar Samarco a conter lama em 5 dias

Especial Mariana
Typography

TRAGÉDIA DE MARIANA Ministério Público entra com ação para que mineradora seja obrigada a tomar providência, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)


Promotores afirmam, em ação na Justiça, que diques de contenção construídos pela mineradora são precários e insuficentes

Da Redação

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) entrou com ação civil pública para que a Justiça obrigue a mineradora Samarco a conter, em um prazo de cinco dias, o vazamento de lama que ocorre há cinco meses, desde 5 de novembro do ano passado, quando ocorreu o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). O pedido de liminar foi feito na 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte. Os promotores também pedem multa de R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento.

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

Leia mais:
Mulheres se manifestam contra o impeachment
Cunha tenta barrar testemunhas no Conselho de Ética

Segundo o MP, os diques de contenção construídos pela empresa são precários, desobedecem as especificações técnicas e não têm capacidade para reter e filtrar os dejetos. Este ano, de acordo os promotores, um volume de 5 milhões de metros cúbicos de lama desceu para a Bacia do Rio Doce, já bastante afetado pelo desastre. A Samarco, por sua vez, considera que os resultados têm sido bons.

O rompimento destruiu o distrito de Bento Rodrigues. Dezenove pessoas morreram e centenas ficaram desabrigadas. O mar de lama atravessou o Rio Doce, comprometendo a qualidade da água, matando peixes e causando prejuízo a várias cidades e comunidades pelo caminho, até chegar ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo.

Artigos Relacionados

Mariana: Samarco faz teatro para “inglês” ver Mariana: Samarco faz teatro para “inglês” ver
TEATRO DA SAMARCO Santuário ecológico e refúgio de surfistas de todo o País, Regência era...
Após pressão, Marinha retira sigilo de estudo sobre lama no Rio Doce Após pressão, Marinha retira sigilo de estudo sobre lama no Rio Doce
MARIANA Lama vinda de barragens da Samarco com rejeitos de mineração seguiram ao longo do leito do...
Mariana: Natal com sinais de Apocalipse Mariana: Natal com sinais de Apocalipse
JUÍZO FINAL A única certeza agora é que enquanto o mundo celebra o advento do Redentor, o...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×

×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend