"Modernidade Doente" aborda a saúde na vida moderna

Edições Temáticas
Typography

 

Por Redação

Modernidade Doente capaSiteEstá nas bancas de todo o Brasil e na loja virtual de Caros Amigos, a nova edição especial, “Modernidade Doente”, que aborda nossa saúde sob as pressões da atualidade. Em artigo, reportagens e entrevistas, o especial aborda as novas formas de opressão no trabalho, com ferramentas digitais e metas, o workaholic; a ditadura do consumo e da felicidade, a urbanidade e a vida nas redes sociais, onde tem-se tanta conexão e “amigos”, mas também a solidão. E ainda, um fenômeno recente a afetar nossas relações: a intolerância, seja no discurso racial ou político.

Indústria

Por trás de uma parte dessa nova “geografia da saúde (ou da doença)” está a indústria farmacêutica, uma ilha de prosperidade em todo o planeta, independente de crises econômicas. Manipuladora de pesquisas, através de relações financeiras com cientistas, a indústria tem o poder de transformar o que um dia foi normal em doença – a “hiperatividade” infantil é um dos casos em que o interesse da indústria falou mais alto e tem levado milhares de pais a medicarem seus filhos com a já conhecida Ritalina. Mas há outras artimanhas, como os marcadores biológicos, índices que definem, por exemplo, se uma pessoa é ou não diabética ou hipertensa; caso esses índices sejam reduzidos, o que ocorre é a inclusão de milhares de pessoas na lista de doentes medicáveis.

O especial também aborda a vida urbana, fonte de pressões e estresses, e o trabalho nesses tempos digitais, que podem gerar outras doenças, como as fobias ou depressão. Mas uma novidade nesse mundo de pressões é a internet que, ao mesmo tempo que pode nos beneficiar, também pode se tornar um pesadelo, como nos casos de bullying, trollagens e outros crimes virtuais. E, embora parece nos conectar com o mundo todo, também nos mantém fisicamente isolados e até mesmo solitários.

Depressão

PUBLICIDADE

Com todas essas situações de pressão, incluindo a de ser feliz a todo custo, e de estresses, a depressão avança nesses tempos modernos. Em entrevista, a psicanalista Maria Rita Kehl aborda o tema que estudou e registrou em livro e afirma que os casos de depressão aumentaram em proporção direta com os “imperativos de felicidade e euforia perpétua”.

“Modernidade Doente” traz ainda artigo da geógrafa da Universidade de São Paulo (USP), Isabel Pinto Alvarez, que aborda o espaço urbano, seus conflitos e disputas que afetam nossas vidas diretamente. Até nossas folgas, pois, como ela escreve, “o tempo do não-trabalho foi transformado em tempo do consumo, do turismo e do lazer, por exemplo, que se tornaram atividades econômicas, cujo objetivo maior é viabilizar a produção e/ou circulação do capital e não o encontro entre pessoas”.

Um tema atual que precisa ser debatido para que nossa vida e felicidade não seja apenas mais uma bela propaganda na televisão.

LOJA CAROS AMIGOSEdição temática da Caros AmigosReserve a sua. Frete grátis!

Posted by Revista Caros Amigos on Quinta, 17 de setembro de 2015

Artigos Relacionados

Edição Especial - Tecnomundo Edição Especial - Tecnomundo
NAS BANCAS Está nas bancas o Especial Tecnomundo (Foto: Caros Amigos)     Maravilhas...
Especial Caros Amigos aborda os 35 anos do PT Especial Caros Amigos aborda os 35 anos do PT
ESPECIAL PT 35 ANOS Está nas bancas de todo o Brasil e na loja virtual de Caros Amigos o...
Edição especial aborda novas militâncias e ativismo virtual Edição especial aborda novas militâncias e ativismo virtual
NOVAS ESQUERDAS Este especial de Caros Amigos estica o olhar para essa movimentação...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend