Edição Especial - Corrupção

Edições Temáticas
Typography

 

Praga social

Capa86Moralmente condenável, a corrupção acompanha a sociedade em sua longa jornada nas disputas e exercício de poder e de privilégios. Nas sociedades modernas, alimenta escândalos midiáticos que, por sua vez, entraram definitivamente para a vida política com poder de implodir governos e destruir reputações em uma única manchete — ainda que seja desmentida posteriormente.

Este especial de Caros Amigos aborda a corrupção sob vários aspectos, mesmo a sistêmica, engendrada nas estruturas de poder, no caso brasileiro, desde o início da Colônia, como registra uma das reportagens. Mesmo fora das “pequenas corrupções” do dia a dia, como furar fila ou estacionar em vaga especial, o sortido é variado, vai da grilagem de terras à sonegação fiscal, passando pelos grupos de poder econômico que atuam junto a parlamentares para obter privilégios legais por meio de lobbies. Um assalto não apenas aos cofres públicos, mas à própria democracia, que deveria representar o voto popular da maioria, mas acaba circunscrita em benefício de pequenos grupos.

O procurador Luiz Francisco Fernandes de Souza, entrevistado da edição, tem vasta experiência em atuar em casos envolvendo corrupção. Trabalhou em investigações como a do Banestado, enfrentou nomões, como Fernando Henrique Cardoso, Antônio Carlos Guimarães — ambos o processaram, FHC por duas vezes — e o deputado acreano Hildebrando Pascoal, que acabou preso e solto recentemente após cumprir a pena. O procurador dá sua visão sobre corrupção, vazamentos de informações em investigações e aponta o que é pior: os privilégios dos poderosos.

Como no caso da dívida pública brasileira, abordado neste especial em artigo pela diretora da associação Auditoria Cidadã, Maria Lucia Fattorelli. Pelos cálculos da associação que ela dirige, quase a metade da dívida não tem documentação que justifique os pagamentos pelo governo. Em outro artigo, Patrick Mariano e Giane Ambrósio Alvares discorrem sobre as posturas do Judiciário e Ministério Público e o poder que atualmente exercem sobre a política.

Sumário

REPORTAGENS

Brasil

4 Da colonização à Lava Jato – por Igor Carvalho

Grilagem

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

7 Estratagema de poderosos – por José Eduardo Bernardes

Lobby

10 Das sombras para a luz – por Vinícius Gomes Melo

Sonegação

14 Crime sem castigo – por Fania Rodrigues

Seletividade

26 O escândalo político e a mídia – por Lilian Primi

ENTREVISTA

20 Luiz Francisco Fernandes de Souza: A verdadeira corrupção – Por Aray Nabuco e Nina Fideles

ARTIGOS

18 Patrick Mariano e Giane Ambrósio Alvares: Combate à corrupção?

30 Maria Lucia Fattorelli: Corrupção e dívida pública

 

 

Artigos Relacionados

Edição Especial - Tecnomundo Edição Especial - Tecnomundo
NAS BANCAS Está nas bancas o Especial Tecnomundo (Foto: Caros Amigos)     Maravilhas...
Edição Especial -  #Felicidade? Edição Especial - #Felicidade?
NAS BANCAS Já está nas bancas o especial #Felicidade? de Caros Amigos    O custo da...
Edição Especial - Violências Edição Especial - Violências
CULTURA DO MEDO "São diversos os tipos de violência praticadas e sofridas ao longo da história da...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×

×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend