Edição 241 - Editorial e Sumário

Edições Anteriores
Typography

 

20 anos de bons sonhos

Capa241

Os bons sonhos florescem, mudam a paisagem. Caros Amigos chega aos 20 anos como um bom sonho, sonhado contra a mesmice e o discurso único e neoliberal da mídia daqueles fins dos anos 1990. É no bom sonho que Caros Amigos se inspira para superar os percalços do caminho, que nunca foram poucos, e manter o bom jornalismo, crítico, contra-hegemônico e à esquerda, fundado em princípios claros de ética e objetividade.

Esta edição 241 registra e comemora mais que um aniversário de 20 anos, o que já não seria pouco para uma pequena editora com uma revista à esquerda; mais que isso, comemora as solidariedades que despertou de parceiros e parceiras, que também permitiram este caminhar; os muitos prêmios de jornalismo; os fiéis leitores, sabidamente de boa formação intelectual e política, e, ainda, como poderão ler no caderno especial de 20 anos, ter “mudado a paisagem” na vida de muitas pessoas que despertaram para outra visão de mundo, progressista e comprometida com a justiça social. Comemoramos, humildemente, poder ter feito e fazer alguma diferença. Uma novidade do aniversário, Caros Amigos estreiou na edição anterior, antecipando as comemorações: a mudança no formato, um pedido antigo de parte dos leitores e parceiros comerciais.

Esta edição, com 56 páginas, traz no especial de 20 anos entrevista com o filósofo Vladimir Safatle, que aborda mídia e política; depoimentos e perfis de leitores, alguns que acompanham a revista desde o início, sobre a experiência com o jornalismo de Caros Amigos e uma breve história dessas duas décadas narrada pelo diretor-geral da editora, Wagner Nabuco, que está no projeto desde o primeiro ano. Também a seção Ensaio Fotográfico reúne fotos selecionadas dos primeiros dois anos.

Chegamos a duas décadas com a mesma paixão dos fundadores, suor na testa e lutando dia a dia para as próximas. Além dos 20 anos, esta edição também aborda na reportagem de capa a derrocada do parque industrial que tem levado o Brasil a um cenário do início do século passado, como mostram economistas. Junto vão os empregos, que desaparecem deixando milhões nas ruas – já são 12 milhões –, ameaçados ainda pelas perdas de direitos das pretendidas reformas trabalhista e previdenciária. Também traz reportagem sobre as mudanças, nada boas, no mercado estratégico de defesa e aeroespacial provocadas pelas investigações da Lava Jato, especialmente nas empresas do grupo Odebrecht. Um retrato da migração venezuelana que ocorre atualmente é outro tema da revista a revelar preconceito, tintas de xenofobia e um limbo jurídico para os que chegam.

Caros Amigos ainda debate as maquiagens no programa de compensações sociais da Unicamp, onde coletivos ainda lutam para a implantação de um sistema de cotas, e a relação entre política e futebol. Tem ainda o perfil do pianista Tenório Jr., vítima das ditaduras argentina e brasileira. A advogada e produtora do Racionais MC’s, Eliane Dias, é uma das entrevistadas da edição, juntamente com o cineasta Marcelo Gomes, que lança cinebiografia de Tiradentes. Coordenadora do SOS Racismo, na Assembleia Legislativa paulista, Eliane fala sobre essa doença social e da luta feminina, o que não podia deixar de ser abordado para quem está sempre sendo identificada apenas como “mulher do Mano Brown” – um rótulo que a incomoda, pois apaga sua própria personalidade.

Boa leitura!

Reportagens

Migração

10  Limbo e discriminação – Rodrigo Borges Delfim

Desmonte

20  Bombas da Lava Jato – Marcelo Andriotti

Capa

35 De volta para o passado – Lilian Primi  

Cotas

39  Luta na Unicamp – Michele da Costa  

Futebol

PUBLICIDADE

46  Gol contra a democracia – Sandra Aguiar  

Especial 20 anos  

História

25 Há 20 anos, a primeira à esquerda – Lu Sudré  

Entrevistas

29  Vladimir Safatle: Domínio midiático – Aray Nabuco e Lilian Primi  

Leitores

34  História de leitores – Da Redação  

Entrevistas

14  Eliane Dias:  Os motivos para lutar – Por Lu Sudré e Nina Fideles

49 Marcelo Gomes: Não mudou nada – Aray Nabuco e Marina Saran  

Artigos e colunas

06  MC Leonardo – Viva a cultura viva

08   Gilberto Felisberto Vasconcellos – As cinzas do Cinema Novo ou os filhos da telenovela

09  José Arbex Jr.  – Que se vayan todos!

24  João Pedro Stedile – Greve geral

24  Frei Betto – Reclamar menos, atuar mais

52  Gershon Knispel – A esquerda em Israel

Seções

05  Editorial – 20 anos de bons sonhos

06  Falar Brasileiro – Por Marcos Bagno – Fé, essência e outras bobagens

07  Tudo Tanto – Por Alexandre Matias – Ninguém disse que ia ser fácil

13  Pátria Grande – Por Luis Vignolo – Em tempos do muro de Trump

42  Ensaio fotográfico – Pequena seleção

44  Perfil de Tenório Jr.: Do piano ao cárcere – Por João Batista Cesar

53  Boteco Bolivariano – Por Cynara Menezes – Comer bem é um ato político

Charges

04  Guto Lacaz

23  Luiz Gê

54  Claudius

Artigos Relacionados

Edição 246 - Editorial e Sumário Edição 246 - Editorial e Sumário
NAS BANCAS Está nas bancas a edição 246 de Caros Amigos É “guerra” A disputa...
Edição 245 - Editorial e Sumário Edição 245 - Editorial e Sumário
NAS BANCAS Está nas bancas a edição 245 de Caros Amigos   Está tudo dominado...
Edição 244 - Editorial e Sumário Edição 244 - Editorial e Sumário
NAS BANCAS Está nas bancas a edição 244 de Caros Amigos    Patas de gato...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend