Metroviários de São Paulo entram em greve contra privatização do metrô

Cotidiano
Typography

Metroviários protestam contra a privatização de duas linhas do sistema: 5-Lilás e 17-Ouro

Por Rede Brasil Atual

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do metrô de Sào Paulo funcionam parcialmente na manhã desta quinta-feira (18), por conta da greve dos metroviários contra a privatização de duas linhas do sistema: 5-Lilás e 17-Ouro, cuja leilão será realizado amanhã (19), na Bolsa de Valores. A paralisação é por 24 horas.

PUBLICIDADE

Até as 8h30 de hoje, trechos das linhas 1-Azul (entre as estações Saúde e Luz), 2-Verde (Ana Rosa a Vila Madalena), 3-Vermelha (Bresser-Mooca até Marechal Deodoro) e 5-Lilás (Capão Redondo a Adolfo Pinheiro) estavam funcionando parcialmente. A linha 15-Prata está totalmente fechada.

Além de defender a empresa pública, o processo de licitação das linhas foi direcionado, segundo os metroviários, estabelecendo condições que só uma empresa pode cumprir, a CCR. O governo nega e diz acreditar em concorrência. Ainda de acordo com os trabalhadores, o lance inicial previsto no leilão (R$ 189,6 milhões) não chega a cobrir nem sequer os investimentos iniciais do Estado – e será financiado com dinheiro público, por meio do BNDES.

Com a greve, foi liberado o rodízio de carros de passeio e o serviço da zona azul. Em nota, a Companhia do Metropolitano (Metrô) lamentou a decisão e afirmou que acionou o seu plano de contingência.

Artigos Relacionados

Momento é de união em defesa da Caixa 100% pública Momento é de união em defesa da Caixa 100% pública
ATAQUE PRIVATISTA Estão cada dia mais escancarados os planos o governo federal para...
Metroviários de SP e do DF defendem adesão à greve do dia 30. Decisão é na quinta Metroviários de SP e do DF defendem adesão à greve do dia 30. Decisão é na quinta
ASSEMBLEIAS NO TRANSPORTE Sindicato de metroviários e ferroviários ainda farão assembleias...
Greve geral terá forte adesão no transporte coletivo na Grande SP Greve geral terá forte adesão no transporte coletivo na Grande SP
28 DE ABRIL Motoristas, cobradores, metroviários e ferroviários de várias cidades da região...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade