Crise na Uerj afeta principalmente estudantes de baixa renda

Cotidiano
Typography

Crise na Uerj afeta principalmente estudantes de baixa renda

Por Jaqueline Deister
Do Brasil de Fato

Pioneira em programas públicos e sociais que transformaram a realidade brasileira, como as cotas raciais que democratizaram o acesso à educação pública e a idealização do Sistema Único de Saúde, o SUS, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj, passa pela sua pior crise de financiamento desde a sua criação em 1950.  

Atualmente, estudantes, servidores e professores lutam para manter as portas da instituição abertas para a sociedade. O Restaurante Universitário da Uerj, no bairro do Maracanã, foi uma conquista dos estudantes que ocorreu em 2009 e que está fechado desde o início do ano por conta de falta verba.  

Jessica Ribeiro é aluna do curso de Pedagogia da Universidade e integra o Diretório Central dos Estudantes da Uerj (DCE). Segundo ela, a não reabertura do Bandejão tem causado um prejuízo para mais de 4 mil estudantes que dependem diretamente do Restaurante Universitário. 

 “O Restaurante Universitário estar fechado prejudica muito as pessoas que passam o dia todo na Uerj, como os bolsistas e também trabalhadores que saem do trabalho e vão direto jantar antes de ir para a aula. Então, é uma política de assistência estudantil que quando está fechada, prejudica muito os estudantes da universidade que são mais populares, como os pobres, negros, cotistas e bolsistas”, explica.

PUBLICIDADE

Jéssica destaca ainda que a saída que os alunos encontraram para lidar com o fechamento do Bandejão foi levar para a universidade a refeição de casa.  

“Almoçar ao redor da Uerj é caro por conta da localização. A média de preço de um prato feito na região está entre 14 e 16 reais, por quilo fica mais caro. Então, a saída dos estudantes têm sido levar marmita” , conta.

Desde o dia 26 de setembro o Restaurante Universitário está ocupado por um grupo de estudantes da Uerj que reivindicam melhores condições de funcionamento para toda a Universidade. 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Uerj informou que o processo de licitação do Restaurante Universitário ainda está em andamento. De acordo com o comunicado enviado à Radioagência Brasil de Fato, a empresa vencedora assumirá o Bandejão que reabrirá o mais rápido possível. No entanto, a reitoria da Uerj não divulgou um prazo final para a conclusão do processo.

 

Artigos Relacionados

Leonardo Boff: “Estamos indo ao encontro de alguma convulsão social” Leonardo Boff: “Estamos indo ao encontro de alguma convulsão social”
CRISE Entrevista exclusiva a Homem de vícios antigos "Quem perde a esperança está a um...
Senador diz que PSDB deve pedir desculpas à Nação por crise política Senador diz que PSDB deve pedir desculpas à Nação por crise política
TUCANOS Jorge Viana (PT-AC) defendeu antecipação das eleições diretas para presidente como...
Manifesto denuncia grave situação da Uerj Manifesto denuncia grave situação da Uerj
MANIFESTO Documento denuncia a grave situação em que se encontra a Universidade Estadual do Rio de...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade