"Direita brasileira não quer perder seus privilégios", diz Pepe Mujica

Caça a Lula
Typography

Em entrevista, Mujica elogia decisão de Dilma e avalia que Lula terá que lutar contra grupos que querem tirá-lo da vida pública.

Por Opera Mundi

A ofensiva contra Luiz Inácio Lula da Silva e o governo de Dilma Rousseff reflete os anseios de uma elite que não quer perder seus interesses. A análise é do ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica. "A direita perdeu toda a racionalidade. Não quer entender que, comendo um pouco menos, ainda assim segue comendo muito, não quer Lula e o PT porque rechaça a necessidade de repartir, ainda que seja um pouco", diz.

Em entrevista ao jornal argentino Página 12, Mujica aprovou a escolha de Lula para a chefia da Casa Civil. Para ele, a decisão de Dilma foi acertada. "Lula no governo é algo positivo, é um líder muito importante, oxalá vá bem, mas não será fácil." Um dos desafios, diz, será mudar a política econômica. "Sei que em sua cabeça ele pensa que há de se colocar em marcha um plano brutal de crédito para os mais endividados e a classe média", diz.

Leia mais:  

O primeiro dia… de 2018!

Críticas a Lula sobre foro privilegiado são ofensa ao STF, avalia jurista

PUBLICIDADE
,
PUBLICIDADE

Juristas aprovam Lula em Ministério

Hoje (17), a presidente Dilma deu posse a Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Em todo o país, manifestantes realizam protestos contra e a favor do governo.

Mujica acredita ainda que há interesses pesados na ofensiva contra o governo de Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores. "Não posso dizer se é esse ou aquele grupo que está jogando, mas digo que há gente que está interessada em tirar Lula da carreira política, e da carreira para as eleições."

Além de lutar contra a direita, outro desafio do governo será buscar o apoio dos brasileiros que não foi para as ruas. "É verdade que os que pagam o pato da crise não são os que vão gritar contra Dilma e contra Lula, é o povo pobre. É preciso trabalhar por esse povo."

Mujica também entende que a situação do Brasil influencia toda a região, que pode ser "contagiada" pela onda conservadora e que pede a derrubada de governos democráticos. Para o ex-presidente uruguaio, é hora de os países sul-americanos mostrarem sua solidariedade. "É preciso estender uma mão para o Brasil desde fora, desde os países irmãos temos que rodeá-lo para que a legalidade democrática não caia."

Questionado se é otimista ou pessimista a respeito do cenário brasileiro, Mujica afirma sentir uma certa "amargura", especialmente em relação ao grande número de jovens que não vivenciaram a ditadura militar. Diz que a juventude não tem ideia do que significa uma ditadura  e das consequências de um possível golpe militar. "Quando há ditadura a imprensa não escreve essas coisas. Não há liberdade de imprensa quando tiram os governos democráticos do poder, é isso que tem que se colocar na cabeça dos jovens brasileiros nesses dias", diz.

A atuação do Judiciário também é alvo de críticas de Mujica. Ele entende que, no caso de Lula, há um esforço "incomum" para encontrar algo que o comprometa nas investigações da Operação Lava Jato. "Dá a impressão de um certo vedetismo jurídico no Brasil". Diz. "Há gente na Justiça que cria denúncias muito chamativas para aparecerem nos meios de comunicação e fazer seus negócios", diz.

Artigos Relacionados

Moro impõe sigilo à lista de políticos que receberam dinheiro da Odebrecht Moro impõe sigilo à lista de políticos que receberam dinheiro da Odebrecht
INTERESSES A lista cita políticos da oposição e do governo que receberam repasses da empreiteira...
STF tira de Moro fatia da Lava Jato que tenta envolver Lula STF tira de Moro fatia da Lava Jato que tenta envolver Lula
JUDICIÁRIO A decisão do ministro Teori Zavascki não anula a suspensão de Lula como ministro...
Gilmar Mendes suspende posse e processo volta para Moro Gilmar Mendes suspende posse e processo volta para Moro
INSTÂNCIAS Na mesma decisão, Mendes decidiu que os processos que envolvem Lula na Operação Lava...

Leia mais

Correio Caros Amigos

 
powered by moosend
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
×

×
CORREIO CAROS AMIGOS
powered by moosend